quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Reforma Ortográfica

Nos últimos dias, tomei ciência da proposta da reforma ortográfica.Querem tirar o trema.
Sou a favor de tirar o trema, e também sou a favor de várias outras mudanças.O Português, me desculpem os professores e todos aqueles que apreciam esta complicada língua,é indiscutivelmente complicado, ele é ilógico.
Eu mudaria muita coisa.
Não compreendo o "ch",afinal temos o "x".
Não compreendo o "c" e o "q", muito menos o "qu" , pois temos o "k" para o som de "ca-co-cu- q e qu" e o "s" para o som de "ce- ci".Sem falar nos dois "ss" e nos dois "rr".
Assim a frase : "a Chuva cai do céu" ficaria "a xuva kai do séu".
Muita coisa poderia ser facilitada.O "x" tem sete sons.Por favor né...."x" tem que ter som de "xis"e pronto.
Alguém por exemplo, sabe me responder porque, temos quatro porquês?
Ou porque, o "s" no meio de duas vogais tem o som de "z".
Se temos o "z" não é necessário que o "s" se tranforme em "z",certo?
Não vou ficar enumerando tudo o que poderia ser mudado, mas é só começarmos a pensar que veremos quanta bobagem temos na língua portuguesa. E um pouco mais de reflexão nos levará a conclusão que o conhecimento que deveria ser universalmente um objeto de desejo, encontra resistência exatamente na contradição que existe entre o que se diz e o que se escreve.
Até parece que complicaram para não querermos aprender.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Problemas Cotidianos

Problemas da Vida

Resumo os problemas da vida em quatro partes.Temos problemas familiares, financeiros, amorosos ou pessoais.

Vejamos:

Dentro dos problemas familiares, podemos estar com problemas com o pai, com a mãe, com os irmãos e até com a casa.

Nos financeiros, temos problemas com o patrão, com o salário, com as dívidas e se acaso somos patrão teremos problemas com os clientes (ou com a falta deles), com as contas para pagar, com os funcionários e assim por diante.

Já os problemas amorosos, se dão geralmente pela nossa possessividade.Quando estamos amando queremos o objeto amado tão excessivamente que o não controle total sobre ele nos faz enlouquecer. Somos possessivos e insatisfeitos por natureza.

E lógico que se pensarmos a fundo, veremos que tanto os problemas familiares, financeiros e amorosos inevitavelmente são tambem problemas de ordem pessoal. Somos nós que devemos buscar soluções, pois embora sejamos frutos de uma educação baseada na sociedade, ainda temos a liberdade de trilhar nosso caminho e resolver nossos problemas. O homem esta condenado a liberdade, dizia Sartre(filósofo existencialista do século XX).

Mas ainda faltaram os problemas pessoais,e estes, se diferenciam dos outros problemas por serem exclusivamente nossos, eles não dependem diretamente do outro.

Quando abordei que um dos problemas amorosos e a possessividade, um problema pessoal amoroso e a falta de posses.Se o ser solitário não souber lidar com a falta de posses,contraditoriamente, mesmo estando sozinho terá um problema amoroso.

Mas os problemas pessoais são dos mais variados tipos. Eles dependem do que a pessoa realmente gosta de fazer e se está conseguindo exercer isso. Um jogador de futebol machucado, tem um problema pessoal. Um amante da leitura sem livros, logo, tem um problema pessoal e um escritor sem idéias para escrever, também tem um problema pessoal.

Acho que cheguei onde queria, solucionei meu problema. Na falta de idéias, precisava escrever algo e consegui resolver falando dos problemas da vida.

Ufa...

Blog de Cara Nova

O Blog mudou. Com o simples objetivo de facilitar a vida de quem lê e de não atentar contra a Lingua Portuguesa, o Blog mudou.
Aqui você encontrará os mesmos assuntos polêmicos que estava habituado a ver e ler, mas com a diferença de poder ficar mais tranquilo, perante a grafia das palavras.
Muito obrigado ao Uol, pela parceria durante este tempo, mas como tudo na vida, tudo muda e se muda, devemos tentar mudar para melhor.
Toda mudança é chata, causa transtornos e impaciência, mas depois de arrumada a bagunça é inevitável que fiquemos felizes com o fim do transtorno e com a nova casa.
Espero assim que todos se sintam em casa e que neste momento de transição tenham toda paciência que for preciso.
Obrigado a todos e um ótimo novo começo.