quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aos gremistas...e aos colorados também.

Agora é nossa vez de dizer. Viram como é bom? Vocês nunca tinham sentido isso antes. Nós já. Foi em 1995, quando vocês perderam para o Ajax de forma dramática nos pênaltis. O que sentimos foi exatamente isso que vocês acabam de sentir: um gostoso alívio. Sim alívio, afinal, se ganhássemos o Mundial nada mais restaria a vocês. O que restaria a dizer diante de nossa segunda conquista? Não adianta pensar. A única alternativa seria reconhecer nossa superioridade.
Vocês sabem que não ganharam título algum no jogo de terça. É impossível ganhar quando não se joga, mas, se por um lado não houve comemoração de título, houve sim, uma comemoração do discurso. Sim, foi isso que nossa derrota garantiu a vocês: direito a fala. Direito de continuar “gargantiando” como dizem. Agora podem dizer que jogaram dois mundiais venceram um e foram vice noutro. Nós logicamente, rebateremos o argumento, ao concordar discordando, e lembrando que na verdade vocês venceram um Mundial e ficaram em último noutro. Quem está certo? Quem está errado? Ambos estão com a razão. Tudo é verdade e tudo é mentira. O que muda é a apenas o ângulo pelo qual se vê.

Meu argumento maior é que vi o meu Colorado conquistar quase tudo, menos Campeonato Brasileiro, e que prezo mais pela experiência que pela memória, que prefiro viver e recordar, do que apenas ouvir e tentar sentir o real gosto da conquista. Esse gosto da conquista, com todo respeito aos jovens gremistas, apenas os torcedores tricolores com mais de 30 anos, quem sabe puderam sentir, e são com esses que mais me prezo a discutir sobre o assunto.

Aos mais novos, só posso dizer para não desistirem de seus sonhos. Meu sonho, que por vezes achei que jamais realizaria, demorou mais de 20 anos para se tornar realidade. Nesse período sofri horrores, muito mais que com a derrota para o Mazembe. Meu consolo eram os grenais, as derrotas gremistas e nossa história nos campeonatos brasileiros, que igualmente ao Mundial de vocês, eu jamais vi meu Inter conquistar. Tudo isso mudou em 2006 e todos sabemos porque. De lá para cá, sou um outro cara, mais feliz e pronto para discutir sobre futebol com qualquer torcedor brasileiro. Hoje sofro muito pelo revés de terça, mas isso só ocorreu pela grandeza do meu clube, que é o único da América do Sul, a jogar dois Mundiais no novo modelo de disputa. Caímos é verdade, foi nossa maior derrota é inegável, mas não foi vexame. Foi um jogo. Um jogo normal entre dois clubes que foram campeões de seu continente. Só isso. 

Por fim, 2010 termina estranho, com os gremistas Campeões Gaúchos festejando o menos pior, e com os Colorados Campeões da América em luto, chorando a chance desperdiçada de se colocar como um GIGANTE em cima do grande rival. Enfim, são coisas que só o futebol possui, e que justificam o porque ele fascina a todos nós. Um abraço, e até 2011, que é bom dizer, promete muito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Discordo.

A data dos fatos não muda em nada a importancia do titulo, eu não vi mesmo o meu time ser campeão do mundo, mas vibro esse titulo de 83 a cada dia que visto minha camisa do Grêmio com muito orgulho.
Perdemos também um mundial de clubes, mas pera ai, perdemos nos penaltis contra o forte Ajax que por sinal era a base da seleção da Holanda da copa da França em 98.
Nos Emirados Árabes oque aconteceu foi um estupro com o Inter, o campeão do mundo FIFA, foi molestado pelo Mazembe do Congo.

O maior problema não foi ter perdido o mundial, mas sim a maneira como aconteceram os fatos.

Quem com Gabiru fere, com Kabangu será ferido.


Abraço Ale, o Blog ta massa.

Lucas R. Curti

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Como disse, a pendenga continua. Concordo contigo que para o clube as datas não interferem, porém, para mim ao menos, viver a experiência é de suma importância, afinal, prefiro muito mais comer uma gostosa que apenas ouvir meu pai contar que comeu entende? Sobre o jogo, foi triste, terrível, mas, não o considero um vexame e sim uma tragédia. Vexame para mim, foi perder uma semifinal de Copa do Brasil por 4 a 0 para o Juventude em pleno Beira Rio em 1999. Mas é mais uma questão de ponto de vista. No mais é isso. Obrigado pelo comentário, tudo de bom p ti e tudo de mal para o Grêmio. Creio que é quase isso que vc também me deseja...hehehehe. Viva a nossa bela e imortal rivalidade.

EJS disse...

kkkkkkk...