sábado, 24 de novembro de 2007

Um homem de coragem

Se me pedissem quem considero o homem mais importante do mundo hoje, eu responderia:
Hugo Chavez.
Ele fechou a principal TV Venezuelana, chamou Bush de demônio e agora acaba de esculachar aquela que ao meu ver é uma das maiores responsáveis pela miséra existente: "A Santa Igreja Católica".Vejam que ele desafiou os 3 principais detentores do poder mundial: a mídia, a potência capitalista e a potência religiosa. Vejam a mais nova declaração de Hugo Chavez:
Retirado do site da Globo.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, insultou e ameaçou na sexta-feira à noite enviar para a prisão os principais religiosos do país, caso se envolvam em ações que desestabilizem seu governo, em mais uma polêmica de seu governo.
"Reitor (Luis) Ugalde, uma vez o perdoei, mas se o fizer outra vez vai parar em (na prisão) Yare, com batina e tudo (...) E você também cardeal", disse Chávez, a respeito de declarações do reitor da Universidade Católica Andrés Bello e do cardeal Jorge Urosa Sabino contra a reforma constitucional.
O presidente venezuelano chamou de "vagabundos", "meliantes", "aduladores", "estúpidos" e "retardados mentais", entre outras coisas, a hierarquia da Igreja, que criticou em um documento público a proposta de mudança da Constituição, que será submetida a um referendo no dia 2 de dezembro.
"São o demônio, defensores dos mais podres interesses, são uns verdadeiros vagabundos, do cardeal para baixo", disse Chávez em um polêmico programa noturno da televisão estatal.
A Igreja venezuelana divulgou em 19 de outubro um documento no qual critica a proposta constitucional porque "limita a liberdade dos venezuelanos, incrementa excessivamente o poder do Estado, elimina a descentralização e o governo controla muitos espaços da vida cidadã".

"Que rezem 100 pais-nossos e 100 ave-marias de joelhos", completou um irado Chávez.

Eu amo esse cara...

4 comentários:

Anônimo disse...

E assim,..

...nasce um ditador...

.
:-) :-) :-)

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Pois é...nasce um ditador acabando com uma ditadura legalizada...Por acaso a liberdade que a mídia nos dá é verdadeira?Ou o batismo é sinônimo de liberdade ou na verdade é um imposição que a Igreja coloca sem consultar as verdadeiras vítimas?Sou contra a ditadura, mas não é possível viver num mundo melhor sem acabar com os meios que fazem do homem um ser objeto,um homem sem identidade, onde nem a própria religião ele pode escolher.Façamos uma ditadura que liberte os homens do capitalismo, da religião e da mídia, para depois, livres desses veículos demoníacos possa criar um novo Homem.Um homem livre que tenha condições de viver dignamente e que assim possa pensar, e ser finalmente um sujeito criador do mundo em que vive.

Marcos Maffissoni disse...

Minha relação com o Hugo aí, que começou meio desconfiosa, agora já é de amor!
hihihi

Adoro esse cara, pra mim, o único que tem um pouco de coragem hoje, mesmo que os fios que movem os bonecos sejam muito visíveis...

Agora, com toda a candura de alma possível, quem é mais ditador: quem estabelece uma mídia que aliena ou quem proibe ela? Quem corrompe o povo usando-se maldosamente da crença na qual ele se apóia, ou aquele que cala a mentira e os interesses burgueses desta crença? Quem cala ante a injustiça ou quem grita ante a desigualdade?

O sistema capitalista nos dá muita liberdade: deve ser por isso que tantas pessoas morrem de fome, não é? Elas escolheram isso, não foi?

Deve ser por isso que uma pessoa se escraviza 35 anos, trabalhando 9 horas por dia, pra no final de sua vida (se é que pode-se chamar de vida) morrer sem dignidade: porque ela é livre...

E essa liberdade que nós cantamos emocionados e com as vistas cheias de lágrimas, e esta "moral" que nós cultuamos e defendemos mesmo quando ela nos afoga, e esses anseios por liberdade de imprensa e democracia, nada são além de um ópio introjetado em nós por quem esta no poder, e, obviamente, deseja manter-se lá...
Há que se dizer, mas há que saber o que se diz... Entre tantos ditados e ditadores, prefiro aquele lugar onde, pelo menos, os que menos possuem tem o direito a comida e saúde garantidos... e, ao que tudo indica, é pra esse caminho que a Venezuela caminha...

Ainda dá pra sonhar: é a mensagem mais forte em tudo isso...

EJS disse...

pois eh.........