quinta-feira, 17 de julho de 2008

O que você tem a ver com a corrupção?


Estava eu hoje, na correria do amanhecer, me arrumando para o sistema, quando escutei na TV, um questionamento interessante: "O que você tem a ver com a corrupção?"
Impressionado ao me deparar com tal indagação, algo difícil de acontecer na mídia, me questionei sobre. Logo me veio em mente, que, o que ele vem nos dizer, é o mesmo que vários pensadores , através dos tempos, tentaram em vão nos chamar a atenção. Essa tentativa de conscientização de justiça, é a mesma que Sócrates buscava quando dizia: "conhece-te a ti mesmo", ou seja, busque a sua justiça interior e leve-a ao outro . Para Sócrates, esse era o caminho que poderia tornar a sociedade justa. Cristo, busca o mesmo, quando filosoficamente questiona: "Como é que vedes um argueiro no olho de vosso irmão, se não vedes uma trave em seu próprio olho?". A eterna máxima da justiça: "não faça aos outros o que não querem que te façam", tem o mesmo sentido.
O interessante de tudo isso, é que embora concordamos com toda essa lógica, com toda essa racionalidade justa propagada por séculos, nunca conseguimos alcançar tal. Parece que nosso egoísmo, nossa paixão por nós mesmos, ultrapassa qualquer possibilidade racional. Não confiamos em nós, e consequentemente não podemos confiar no outro. Foi essa lógica cruel, de Thomas Hobbes que prevaleceu, e é por isso que a corrupção nunca acabará. Precisamos de castigo para fazermos uso da razão. A Lei Seca, vem nos provar isso com sua rigorosa punição.
A campanha educativa, é elogiável, porém, de antemão sabemos de seu fracasso. Somos egoístas por natureza e isso nos faz corruptos...infelizmente.

4 comentários:

Alle Vargas disse...

O engraçado é que a maioria das pessoas criticam os políticos, e, certamente, fariam o mesmo se lá estivessem. Essa semana vi um sujeito aqui no fórum, se alistando para ser condidato a vereador (eu acho!), ocasião em que apareceu um amigo que indagou:

_ Que faz aqui no fórum?, ao que ele respondeu: _ estou inscrevendo meu nome na política, já tem tanto pilantra lá, mais um não vai fazer diferença!

Assim percebemos a vontade de mudança intrínseca nos indivíduos... Ótimo texto Ale, muito bom...

Anônimo disse...

Nem me fale.Isso é lamentavel.E para isso vejo apenas uma saída.Políticos, nada devem receber. Aí só entraria no poder quem realmente quisesse exercer a verdadeira política. Valeu aí pelo comentário. Abraço.

Unknown disse...

Será que o fato de sempre vermos tantas coisas erradas como na política, na cultura, na religião, nosso pensamento não fica alienado a tal pessimismo? Que não tomamos a atitude de mudar? Neste caso, acho-me corrupto, porque pensar é muito fácil; o difícil e demosntrar isto em atitudes.è um assunto interessante e complicado. Sinceramente, se eu entrasse na política, supondo que todos tenham o pensamento de mudar as coisas mesmo; No entanto, não acontecendo isto praticamente, vcs caros leitores, acham que vou lutar sozinho? Hoje em dia, não se luta sozinho pelas coisas, agente precisa das pessoas, uns dos outros!mas é nessas horas que o egoísmo e os interesse pessoais prevalecem!!! Somos corruptos sim, com nós mesmos, que não consiguimos nos libertar do dessejo de poder que atormenta oas nossas cabeças quando nos indignamos com as injustiças diárias que acontecem!!!Porque se eu tiver lá dentro, não vou me aproveitar?

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Interessante sua colocação. Terrível ela, se pensarmos no sentido prático. Será que me corromperia? Ou levaria às vítimas, ou seja, ao público tal situação?
Sobre lutar sozinho, percebo, que é neste ambiente sombrio e solitário que o "político honesto" encontra na política, que está o maior empecilho para que a honestidade possa vir a acontecer. A questão seria mudar a política de ambiente, se aproximar da multidão e mostrar o que acontece de podre no poder.
Certamente tal político, correria riscos, tanto de morte, como de não mais se eleger. Porém, se manteria digno de dizer: "fui honesto". Se isso basta? Isso depende de cada um. O que vc acha?