terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vou me disciplinar

Preciso me disciplinar. Não é por mim, é pelo sistema. Na verdade estou mentindo pra vocês. Já estou me adequando entendem? O sistema por si só é uma grande mentira: o trabalhador finge que adora trabalhar e o dono do capital mente que repassa uma parte do lucro para o trabalhador. A parte no caso, é um salário mínimo.
Vou me tornar um grande mentiroso. Vou ler "O Segredo" três vezes e mentir pra mim mesmo que tudo é possível. Podem acreditar, esse é o primeiro grande passo. O segundo é sair da depressão, ao perceber que Renato Russo tinha razão ao dizer que "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira" .
Até hoje fui um cara avesso ao sistema, pelo menos na teoria. Nunca gostei de dormir as duas e acordar as sete. Dormir as duas tudo bem, mas acordar as sete ninguém merece. O problema é que o sistema exige. Devemos estar no trabalho as oito, cumprir oito horas de labuta, para as dezoito horas retornarmos aos nossos lares. É muito oito na vida da gente. Eu pessoalmente preferiria o dois. Começaríamos as duas da tarde, trabalharíamos duas horas e voltaríamos para os lares as duas da manhã. Por fim, acordaríamos duas horas antes do almoço. Seria perfeito.
Porém, todos casos de sucesso no mundo, foram alcançados por quem explorou o sistema, salvo os roqueiros que conseguiram unir a desistematização e a glória.
Ser rockeiro é a melhor profissão do mundo. É melhor do que trabalhar duas horas por dia. Rockeiro não trabalha, ele curte a vida. Além disso, tem dinheiro, mulheres e todos aqueles prazeres fúteis que a vida o proporciona, embora não tenha de cumprir horário. Não existe show que comece no horário. Isso é regra na profissão.
Porém não sou rockeiro, e assim preciso aprender a explorar o sistema. Estava pensando em vender algumas futilidades que comprei tempos atrás e investir tudo no Blog. Me aconselharam que não. Blog todo mundo tem. Qualquer pobre tem blog. Nada contra os pobres, mas, como já disse, pobre não explora. Se explorasse não seria pobre. Eu preciso aprender a explorar.
Pensei em ser acionista na bolsa de valores, mas teria de gastar todo meu dinheiro num curso que me ensinaria a lidar com todos aqueles "sobes e desces". Além disso, deve ser um saco passar a vida dependendo das grandes negociações financeiras. Isso me faz pensar que mesmo a vida dos exploradores sistemáticos não é lá essas coisas.
Já sei. Decidi. Vou investir tudo na Filosofia. Comprarei milhares de livros e adquirirei o mais alto nível de conhecimento que um ser humano já adquiriu. Serei rico em palavras, rico em conhecimento. Não haverá ser humano no mundo capaz de me acompanhar epistemologicamente. Serei o maior filósofo de todos os tempos, ou pelo menos, o maior conhecedor da história da filosofia. A partir de amanhã vou dedicar uma hora do meu santo dia para a leitura. Vou me disciplinar. Vou investir em algo que ninguém me tira. Quem sabe assim me encaixo no sistema e começo a ganhar algum dinheiro em palestras. Serei explorado por aqueles exploradores da falta de conhecimento. É isso aí. Viva o sistema.

3 comentários:

Marcos Maffissoni disse...

Vá vá vá!

Do tanto que te conheço consigo concluir que tu jamaaaais jogaria tua vida fora, vivendo a (des)vida disciplinada do sistema... Pode até tentar, como Antoine, mas não vai conseguir, creia-me: desista de desistir da vida viva. Quem é de dentro sabe quem é de fora, e sabe que um não aguenta viver a vida do outro...
hihihi

e quem foi que te disse que a vida de roqueiro é assim? te mentiram, pia... (salvo raras excessões, como em tudo)
ahah

Antes de abandonar a filosofia para virar um conhecedor e repetidor de idéias de filósofos mortos e querer impor suas teorias desbotadas pelo tempo, anacrônicas, te recomendo a virar hippie. Pelos menos eles não torram a paciência de ninguém com chatices só pretensamente mais profundas que o BBB e seus desenrolares...

Ainda bem que eu sei que tu não vai parar de fazer filosofia nem se quiser. "Pensar sobre" é teu maior veneno e melhor antídoto. O defeito mais incurável (eu sei que não cabe advérbio para esse tipo de adjetivo, mas eu sou indisciplinado para a escrita também) e a qualidade mais invejável.

Para alguns perdidos não há salvação. Ainda bem!

baita texto, Ale... O da Terezinha também...

Marcos Maffissoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale disse...

Esqueci de colocar que o rockeiro deve ser famoso...hehe.Abraço aí.