quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Einsten e a Religião - Parte 3

Continuando a série sobre as visões de mundo, hoje veremos como que os panteístas enxergam nosso Universo.

Visão Panteísta (Panteísmo) : Essa palavra vem do grego, pan, "tudo", + Theós, "deus", dando a entender que tudo é Deus. Deus e a natureza são uma coisa só. A natureza tem uma essência divina. Cada coisa ou ser é parte de Deus, sendo a soma de tudo isso exatamente Ele. Assim, o finito e o infinito tornam-se uma mesma coisa, embora em diferentes expressões. O universo passa a ser auto-existente, sem começo, embora sujeito a modificações. De acordo com o panteísmo, todos os seres e toda a existência de Deus, são concebidos como um todo. São as religiões primitivas da humanidade.
Alguns exemplos de Religiões Panteístas são: o xamanismo, as religiões célticas e silvícolas, o druidismo, as religiões indígenas norte americanas e as africanas.

Frase de Einsten: "Tente penetrar, com nossos meios limitados, os segredos da natureza. Você vai descobrir que, por trás de todas as concatenações discerníveis, há algo de sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião".

Nenhum comentário: