terça-feira, 30 de outubro de 2007

Programa do Jô e o Engraxate

Confesso que sou um telespectador assíduo do Programa do Jô. Considero, embora não concorde com ele em muitos pontos, uma das melhores opções da TV brasileira. Porém, ontem dia 29/10, algo me chamou a atenção.
Foi chamado para a entrevista, um engraxate, que havia criado uma nova forma de atendimento: O Tele-Graxa. Isso mesmo, você liga, e ele vem até seu domícilio fazer aquele serviço no seu sapato, serviço de primeira, como ele mesmo demonstrou, lustrando o sapato do Nelson Sirotsky( o segundo entrevistado da noite, dono da RBS).
Pois bem, durante a entrevista, observei que a cada fato que o engraxate narrava com orgulho que havia conquistado e feito em sua vida (como as várias profissões que exerceu e exerce, e o fato de ter um sócio em seu empreendimento), o auditório e o próprio Jô, riam e se divertiam. Tudo bem, um programa de TV, é feito de risos, choros, mas também de aplausos. Estava ansioso pelos aplausos, mas eles não vinham...até que...o Jô perguntou qual eram os planos futuros do entrevistado. Ele respondeu: "Quero terminar o primeiro grau, depois o segundo e depois fazer uma faculdade de Advocacia. Os aplausos vieram calorosos, o engraxate pensa em virar "gente", afinal o que criou e o que exerce não é profissão, é uma apêndice para a sobrevivência, certo?
Sinceramente me emocionei, um "engraxate criador" é aplaudido não pela sua criação, mas pelo plano futuro de ser um advogado...
Apenas uma pergunta, pelo menos para mim não quer calar. Tem maior importância um advogado do que um engraxate? Tá certo tem sim, temos muito mais gente suja precisando se limpar do que sapatos para lustrar...Eles têm razão...aplausos ao futuro advogado.

Nenhum comentário: