terça-feira, 13 de maio de 2008

Nosso Verdadeiro Amor.


Amamos não saber, não ter convicção. Amamos estar em busca de coisas novas.
O conhecimento, a Filosofia, nasceram dessa curiosidade pelo mistério, pelo o que não é sabido, descoberto. Mesmo a religião - que nos inventa e supostamente nos dá uma verdade - quando não explica, diz: "é mistério da fé". Não vamos aqui tratar do bloqueio que ela nos impõem, ao nos limitarmos em querer desvendar o mistério existencial...mas sim, salientar que ela também admite que somos movidos pelo mistério.
E no amor? Sim, nesse amor carnal, em que buscamos uma alma gêmea para tudo dividir, não é também o mistério, o "não saber algo sobre o outro", que nos joga contra ele? Não é quando estamos descobrindo o outro que nos sentimos apaixonados? Depois que o desvendamos completamente, as coisas perdem a graça, e tudo parece virar um grande marasmo. No amor, como na vida...o combustível é o mistério, a descoberta.
É contraditório: "Vivemos movidos pelo não saber, procurando saber, e quando sabemos parece que tudo perde a graça".
A ciência também se move em torno do que ela não sabe. Descobre-se algo hoje e apaga-se tudo amanhã. Tudo um constante movimento, que parece - pela nossa arrogância humana - nos levar um dia ao saber absoluto.
Feliz engano. Isso não vai acontecer, e se acontecesse, nos levaria a mais profunda depressão. Nos seria tirado o direito ao livre pensar. Nos seria arrancado o direito de filosofar, seria o fim do mistério. Seria o fim do combustível que move a existência. O fim do nosso verdadeiro amor.

2 comentários:

Unknown disse...

meu caro escritor ale, o que vc escreveu é uma verdade dura e cruel....O bom da paixão, do amor, é a descoberta, o desvendamento com relação a tudo na pessoa...Mas o que se faz quando o mistério esta desvendado...será que é aí que se sabe o que é amar alg?Será que é nesse ponto onde o coração nos conta o verdadeiro segredo? Digo no inicio de meu comentario que é uma verdade dura e cruel, pq sei que um dia isso vai acontecer....Nada dura pra sempre, muitos menos os momentos vividos intensamente....è um medo consciente...mas que logo passa....Faz parte do equilíbrio.....ser feliz no momento, mas sabendo que talvez não dure pra sempre...para que não haja uma futura dor de perde........Fico compreensível?
Abraço

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Pois é. É angustiante, fascinante, temeroso e contagiante.É um "mistério"...e basta a nós tentarmos em vão decifrá-lo. Lindo isso não é?