quinta-feira, 9 de outubro de 2008

E o Grande Vencedor?



Segunda-feira falei sobre quem foi o grande derrotado nas eleições do dia 5 de outubro. E se agora nos indagaramos sobre o grande vencedor. Quem foi ele? Temos como atribuir a algum partido tal mérito?
Foi o PP? Que depois de 20 anos voltou a vencer uma eleição? (excluindo o consenso em 1996, o PP venceu sua última eleição em 1988 com 1365 votos de diferença sobre a coligação encabeçada por Francisco Natal Signor- PDT e Joe Luiz Basso-PMDB, quando ainda era denominado PDS).
Ou foi o PT? Que pela terceira vez consecutiva, está presente na coligação vencedora, e permanecerá assim 12 anos no poder maior?
Sei que tais indagações parecem absurdas, afinal, quem venceu a eleição foi uma coligação, e uma coligação é na sua essência, a união em torno de um objetivo comum de ambos os partidos em favor da população.
Porém, meus ouvidos escutam e meus olhos observam por aí, comentários e frases do tipo: "com o PT ninguém pode, somos tri" ou "sem o PT o PP não venceria". Esse tipo de comentário sugere que foi o PT o grande responsável pela vitória do domingo e que tanto o PDT, nas últimas duas eleições - 2004 e 2000 -, como o PP no domingo, não venceriam sem o PT. Será?
Se a resposta for afirmativa, uma pergunta aqui cabe. Porque então o "grande vencedor PT" não encabeçou nenhuma das coligações nos últimos 12 anos? Será que ele serve apenas como um acompanhante carregador de votos em benefício de partidos com uma história política mais volumosa? Segundo a história eleitoral municipal do executivo o PP esteve no executivo por 14 anos*, o PDT por 16 anos* e o PMDB por mais 14 anos.
Sinceramente a resposta para tais indagações não sei. Porém pensar nessas questões é sempre interessante, para não cometermos o equívoco de atribuirmos para algum lado, o mérito de se ter vencido uma eleição.
Espero que PP e PT consigam manter o mais novo romance político planaltense, fazendo com que o grande vencedor não seja nenhum deles em particular, e sim, que o vencedor seja o povo que os elegeu, e que historicamente é esquecido depois das eleições.
Abraço e ótima quinta-feira a todos.

*esse tempo de governo foi calculado com base na decisão democrática, excluindo assim a decisão arbitrária de 1968 tomada pelos ditadores da época, de nomear um interventor para o cargo maior do executivo, que era do PDT e que foi tomado PP.

2 comentários:

Anônimo disse...

Basicamente despejou sem muito "rodeio" a mais pura verdade.
PARABÉNS!

MCQV - Lutando por uma política de verdade disse...

Obrigado, mas não consegui ainda responder minha própria indagação.
Abraço e valeu pelo comentário.