terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Grande Derrotado nas Urnas


A política na sua prática, por mais suja, repugnante e cafajeste que seja, tem seu lado interessante. Volta e meia vemos a justiça bater a porta dos políticos, fazendo deles não mais os atores do grande teatro e sim as vítimas. Façamos uma análise do resultado das urnas em nosso munícipio.
Pergunto: quem foi o grande derrotado?
Não é difícil de responder essa pergunta. É lógico que foi o PDT.
E porque? Simplesmente porque além de levar uma surra de 1016 votos não conseguiu sequer eleger um vereador para a câmara. Sua representação na política municipal será nula...e os motivos disso? Estabelecerei aqui alguns para explicar esse estrondoso fracasso.
Primeiro: O PDT se contentou em ter um prefeito por 8 anos, não fazendo questão alguma de renovar ou buscar novos políticos para o partido. Sentados no trono do executivo acharam que o poder poderia fazer deles eternos governantes. Ledo engano. A história mostra que isso não acontece. Afinal o mesmo ocorrido com os atuais gestores, aconteceu com o PMDB, que de primeira força passou para terceira força partidária, e que hoje, se apóia em apenas um vereador que vagarosamente tenta reerguer o partido.
Segundo: Além de não buscar renovar os nomes no partido, o PDT, através de seus caciques, isolou-se na convenção partidária dos próprios filiados, isso para apoiar um candidato birrento que queria a todo custo chegar ao executivo. No PDT todos sabem que existiam candidatos melhores que o escolhido, e que hoje não fazem mais parte do partido.
Terceiro? O PDT traiu o PT por duas vezes, e tudo porque não quis ceder a "cabeça" no cargo maior do executivo.
Resumindo: o PT rompeu com o PDT; os filiados descontentes romperam com o PDT, aumentando o vexame nas urnas; e o PDT assim, acuado e solitário, humilhou-se, cedendo o cargo maior na coligação ao PSDB. O pior de tudo? O PDT indicou de vice o mais rejeitado de seus representantes.
Resultado: O PDT não elegeu um vereador para a câmara (algo histórico se não me engano) e foi o maior responsável pela sumanta de 1016 votos na eleição do dia 5.
Lição: Na política é necessário haver renovação; na política, um partido precisa unir e reunir seus filiados constantemente e não só quando necessita da ajuda deles; enfim, na política, um partido para se manter forte precisa ter coerência, humildade e objetividade na escolha de seus representes e não ganância, arrogância e sede pelo poder.
Abraço a todos e uma ótima semana.


4 comentários:

Anônimo disse...

Todos temos o direito de concordar ou discordar com algo, pois bem chegou a minha vez de discordar.
Não acredito que o PDT tenha sido o GRANDE PERDEDOR, pois o PDT é um partido guerreiro, que sempre buscou o melhor para nosso município.
Não conseguiu eleger nenhum vereador e nem seu vice-prefeito, mas isso não quer dizer que não vai ter magnata do PDT mandando em nosso município.
O PDT não deu a cabeça pra o PT quanto concorreram à reeleição, pois até nós companheiros Petistas afirmamos que em time que está ganhando não se mexe.
O PDT perdeu um ou dois correligionários, mas com certeza esses q saíram não farão falta, pois apenas desmoralizavam o partido, pois ao contrario do q falam por ai não são os candidatos do PDT que tem amantes.
Com relação a renovação, essa está sempre acontecendo e grandes nomes estão surgindo dentro do PDT é só começar a observar um pouquinho mais.
O Grande Perdedor na minha opinião não foi um partido político como você afirmou, o grande perdedor para mim foi aquele cidadão que não se uniu a democracia e não escolheu seus candidatos, teve seus candidatos indicados por uma cesta básica, por algumas cédulas de reais. O grande perdedor é aquele que não vai ter moral para entrar de cabeça erguida dentro da prefeitura e exigir alguma coisa, pois seu voto foi comprado, e quando o voto é comprado... acabou só resta abaixar a cabeça e consentir com tudo.
E falo isso não com a intenção de defender uma coligação ou outra, pois sou 13 e sempre serei 13 e como você falou no outro artigo nós somos TRI, mas sobre o outro artigo ...quando eu tiver um tempinho postarei meu comentário.
Até breve.

blog do igordv disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Com certeza Anônimo, todos temso direito de experssar a i´deia que temos diante de fatos.
Porém, são exatamente os fatos que demonstram que foi o PDT, o grande derrotado nas eleições.
Sobre ter ou não magnata mandando, isso é próprio de partidos a beira do isolamento, sem representação legal. Concordo quando diz que na eleição passada o PT tomou a decisão correta. Porém, no pleito que passamos, o PDT foi exremamente infeliz em suas escolhas.
Sobre os amantes que vc cita, deveria ser mais específico e sobre a renovação gostaria que me dissesse onde.
Sobre o grande perdedor e a compra de votos, deveria vc provar que houve compra, pois boatos de compra todos sabemos que existem de ambos os lados.
E por fim, sobre o outro texto, espero ansioso, pois não tenho respostas e apenas questionamentos.
Abraço e muito obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

pARA FAZER GUERRA É PRECISO TER BONS SOLDADOS, E BEM PREPARADOS O QUE NÃO ACONTECEU COM O PDT, POIS REALMENTE NÃO CONSEGUIU NEM SE QUER COLOCAR UM VEREADOR, E AGORA VEM COM A DESCULPA DE COMPRA DE VOTOS. SEI QUE ESSE ANO FORAM PLANTADOS MILHARES DE PÉS DE EUCALIPTOS NÃO SEI DE ONDE VIERAM, QUE BOM PARA PLANALTO, DIGO, ISSO ESSES ELEITORES SÃO CONSCIENTES.