quinta-feira, 2 de outubro de 2008

MCQV - Me Convença Que Eu Voto


O Valor do Voto


Neste manifesto, abordaremos o voto. Não somente no sentido habitual, em que o mesmo é tratado apenas como instrumento de decisão eleitoral. Ampliaremos um pouco essa análise, estendendo para além deste sentido decisivo.

Apenas a título de comparação, veremos o voto, como uma moeda a ser trocada. Queremos que você entenda que como numa relação comercial - quando trocamos o melhor produto pela nossa moeda - queremos que você troque seu “voto-moeda” pela melhor proposta ofertada. Voto, segundo o dicionário Aurélio, significa desejo sincero, juramento; e o que queremos, é que você “deseje tão sinceramente” as propostas de seu candidato, a ponto de poder jurar que sua decisão é a mais correta.

Retornando novamente à questão de troca, pergunto a vocês: qual é a reação que tomamos se ao pegarmos um produto, observamos que o mesmo não funciona? Não vamos reclamar e obrigar que o fornecedor da mercadoria nos entregue um produto de qualidade? E mais, não temos um prazo para fazer isso e mecanismos legais para que possamos recorrer? É óbvio que sim.

Da mesma forma isso deveria acontecer com o voto. Trocamos nosso voto pelas propostas de um de nossos candidatos, exatamente como adquirimos uma mercadoria. A única diferença, é que se verificarmos que as propostas e promessas, que nos seduziram por um momento a votar em algum dos candidatos não estão sendo cumpridas, não temos a quem recorrer. Além disso, é extremamente lamentável, saber, que quando a tentativa de cobrança acontece, algumas respostas do tipo: “estamos ainda arrumando a casa; ainda é cedo; temos mais três anos pela frente”, nos deixam sem chances de reagir. Essa resposta, infelizmente, é legítima pelo fato de não existir ao lado de cada proposta anunciada, um prazo de validade.

Veja que, se ao lado de cada proposta, houvesse um prazo de entrega; uma garantia de que aquilo será realizado até a data disposta; poderíamos ao menos denunciar e cobrar as mesmas através dos veículos de comunicação, e também através de manifestos, como este. Não existindo tais prazos, simplesmente ficamos sem proteção alguma para reclamar daquilo que compramos.

No nosso entendimento, deveria ser criado, semelhante ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou ao PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor), um serviço legal, para que pudéssemos recorrer, caso as promessas de campanha não fossem cumpridas. Esse Serviço de Proteção ao Eleitor (SPE), daria além de credibilidade ao candidato, também garantias legais de cobrança ao eleitor. Sabemos da dificuldade disso vir a acontecer, e é exatamente essa dificuldade que alimenta nosso movimento.

Portanto eleitor, pedimos que exija que seu candidato estabeleça prazos para aquilo que pretende criar, garantindo assim a você, que aquilo que “vende”, é possível e vai ser realizado. Nosso ideal último seria um serviço legal que nos protegesse, mas a burocracia nos impede de sonhar tão alto.

Sabemos, que nossa caminhada é longa, e que para finalizá-la, devemos dar um passo de cada vez. Nosso primeiro passo é exigir prazos de entrega, e para que isso se torne uma realidade, contamos com você.

Portanto, pedimos a você, cidadão planaltense e brasileiro, que faça valer sua cidadania e exija de seus candidatos prazos de entrega para as promessas de campanha.

MOVIMENTO ME CONVENÇA QUE EU VOTO - Lutando por uma política de verdade.


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