quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Cassação e o Colorado .

E a política volta a existir em Planalto. Não que um dia ela tenha desaparecido, afinal, somos antes de tudo, seres sociais e políticos por natureza, inclusive em Planalto). O que volta a perpetuar no município é aquele clima de ansiedade, de aflição. Aquele clima que só em época de eleição existe, e que sempre acaba em festa. Isso quer dizer que haverá festa em Planalto novamente. Haverá carreata, foguete, provocação, prováveis e não desejáveis confrontos.
O retorno desse "clima político" se deve há possibilidade do prefeito eleito, Antonio Scaravonatto, ser cassado.
Porém pouca coisa se sabe. O que se sabe é que existe um processo em andamento, referente a compra de votos. Qualquer informação além desta é passível de discussão, afinal, o conteúdo do processo é segredo de justiça.
Segundo os boatos, na última terça-feira até a madrugada de quarta, foram ouvidas 33 testemunhas. Se fala por aí que existem provas concretas de compra de votos ( vídeos e gravações) que inevitavelmente levariam a cassação do prefeito eleito. Se isso vier acontecer, duas possibilidades existem.
Uma possibilidade é que seja declarada vencedora a coligação "Frente Demovrática Popular". A outra possibilidade é que sejam convocadas novas eleições.
É dentro dessa segunda possibilidade, que quero tecer alguns comentários.
Antes dos comentários, uma pergunta que gostaria que fosse respondida:
Caso houver novas eleições a coligação derrotada deve compor a chapa com os mesmos candidatos? Ou poderão ser lançados novos nomes?
Isso é interessante pelo seguinte: sabemos que independente da compra de votos (na minha opinião isso aconteceu de ambos os lados), a vitória da coligação "Pra Frente Planalto" foi avassaladora. Foram 1016 votos de diferença.
Os motivos para tanta diferença são discutíveis, porém, durante a eleição observou-se na "boca do povo", não um mar de elogios a coligação vencedora e sim uma rejeição muito diante da coligação derrotada.
Assim, se a "Frente Democrática Popular" não puder compor-se de forma diferente, corre sério risco de ser humilhada duas vezes num mesmo ano, e digo isso, independente de quem vir a compor a "coligação cassada".
Enfim, o que nos resta é aguardar e ver o que a justiça eleitoral decidirá. Porém, ouso afirmar que é mais fácil o São Paulo perder o Brasileiro e o Inter perder a Sul-Americana, do que a coligação "Pra Frente Planalto" vir perder essa suposta eleição.
Por falar em Inter, dizem que a decisão judicial sai dia 17 de dezembro, ou seja, no dia em que nós colorados, comemoraremos o segundo ano da conquista do MUNDIAL FIFA.
Como disse anteriormente, teremos carreata e foguetes, isso provavelmente dia 17 de dezembro...
Viva o Colorado.

5 comentários:

Anônimo disse...

O colorado venceu, preciso aceitar. O mesmo aconteceu com com a última eleição em Planalto, não adianta querer dizer que não é real sim foram 1016 votos de diferença, não foi tão pouco era o que se esperava, e agora sim PRA FRENTE PLANALTO.

Anônimo disse...

Pode ter certeza que essa primeira possibilidade não existe, pois a lei é bem clara. Se mais de cinquenta por cento dos votos forem considerados nulos haverá uma nova eleição, mas ainda tem recurso antes dessa suposta possibilidade onde o eleito pode recorrer e até lá vai assumir o comando do municipio, e você sabe como a justiça é demorada.
O povo de Planalto já esta cansado com essa brincadeira está na hora de parar com essa briga que não leva a nada

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que disse, mas a minha dúvida é, se houver cassação o que vai ocorrer? Novas eleições ou a coligação derrotada assume?

Anônimo disse...

Você ainda acha que haverá cassação? Pare e pense um pouco sei que você é inteligente e verás que é quase impossivel. Pelo que eu acompanhei na mídia onde o candidato eleito com mais de 50% dos votos for cassado esses votos serão considerados nulos e haverá nova eleição, tem um município de Santa Catarina bem próximo do nosso, que é Cunha Porá o prefeito eleito foi cassado por compra de votos e o juíz eleitoral já havia anunciado que haveria uma nova eleição, mas o candidato cassado recorreu da decisão que será julgado pelo TSE esse eleito vai ser Diplomado e ate que não sai a decisão superior ele pode ser empossado e administrar seu município até que provem a compra de votos.

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Não acho que vá ser cassado e nem acho justo que seja. Mas é uma hipótese certo? E dentro disso,me obrigo a pensar nela...
Obs: Sabe que a curiosisdade mata né. Seria possível se identificar anônimo?...hehe...Abraço aí.