quinta-feira, 29 de abril de 2010

Planalto Piada e Gilberto Anônimo

Minha intenção hoje era falar do Inter, da importância do gol marcado fora de casa, e das possibilidades do Colorado reverter o resultado adverso construído pelo Banfield na Argentina. Porém, preciso comentar sobre a sensação do momento. Não, não é sobre o time do Santos, muito menos sobre aquelas ridículas camisetas fosforescentes (ou fluorescentes...vai saber) que parece que estão na moda. Quero falar sobre o novo blog criado em nosso município, ou mais precisamente, sobre o “Blog Planalto Piada” (www.planaltopiada.blogspot.com).


O Planalto Piada é um blog, aparentemente criado dia 19 de abril, com o suposto intuito de criticar, além do novo jornal, também a administração municipal.


Fiquei sabendo do novo blog, pelo meu blog aqui, que embora muitas vezes faça rir, não é anônimo e não tem como objetivo ferir as pessoas, e sim despertar a crítica diante dos fatos. Enfim, fiquei sabendo do blog, porque seu autor veio até esse espaço, e num dos meus textos, depois de um breve diálogo, fez alguns comentários sobre a sua existência (ver comentários no texto “A Obra, os Protestos e as minhas Desconfianças”).


Sobre o Planalto Piada, vi em seus escritos apenas um assunto relevante, apenas uma crítica construtiva, crítica esta quando se refere à entrevista realizada com nosso prefeito. Realmente as perguntas foram mal elaboradas e sem serventia alguma para quem leu o jornal.


Porém, se por um lado vi apenas um ponto positivo em seus textos, por outro vi muitos pontos negativos, e porque não dizer, pecaminosos no novo blog.


Primeiro: ele não tem dono. Quer dizer, ele tem um dono que não se identifica, ou seja, não tem coragem de assumir o que diz.


Segundo: sua linguagem está mal formulada. Não que esteja impossível de entender, mas para isso é necessário ler várias vezes seu conteúdo.


Terceiro: ele é ofensivo e sem argumentação, ou seja, suas críticas em sua maioria não possuem fundamentação.


Em outras palavras, ele trata de ofender sem dizer por que, ou com base em que ofende. Ofendeu, por exemplo, as meninas do novo jornal no primeiro texto, e no segundo, tratou de um assunto delicado de doença e que não tem nada a ver com a administração municipal. Parece assim, como diz o Gilberto Anônimo (em um dos seus comentários) que o dono do Planalto Piada está com dor de cotovelo. É, parece que tem razão o tal do Gilberto.


Por falar em Gilberto, eis mais um mistério que precisamos relatar. Sim, temos dois mistérios soltos no mundo virtual: o Planalto Piada e o Gilberto Anônimo (que também não deixa de ser uma piada). Mais piada que os dois, só a tentativa do Planalto Piada, que é anônimo, em perguntar “quem é você” para o anônimo Gilberto. Eu confesso: quase morri rindo. Imaginei o Gilberto respondendo: eu sou eu e voçe quem é? (sim Gilberto Anônimo escreve você com ç).


Tentando descobrir quem são e já comentando um pouco sobre nossos dois protagonistas, parece que se por um lado, o Planalto Piada dá a entender que é um membro da ex situação ou atual oposição, Gilberto Anônimo parece ser um ex opositor agora na situação.


O que os dois têm em comum? São assassinos da língua portuguesa e obscuros. Ambos possuem dificuldade de se expressar e ambos mantêm o anonimato, ou seja, não assumem o que dizem.Inclusive, ambos estiveram presentes aqui no blog comentando (ver comentário do Gilberto no texto “Algumas Impressões sobre o Novo Jornal) e ambos não deram respostas as minhas perguntas.


Planalto Piada parece ter vindo até aqui fazer merchandising de sua criação, já Gilberto Anônimo, parece que veio até aqui tentar me debochar e ironizar meu texto, sem apontar nenhuma discordância naquilo que eu disse.


Ambos assim parecem não saber muito bem o que dizem e o que querem. Eles não são claros, não são coerentes e muito menos éticos. Enfim, eles se parecem e muito, com a maioria de nossos representantes. Não é por nada que eles estão bombando nos bastidores e até tentando dialogar. Eu estou desconfiado, inclusive, que os dois são a mesma pessoa. Eles são parecidos, e o objetivo de ambos (ou do único) seria apenas apimentar nossa politicagem. Se não for uma única pessoa, deveriam se unir e formar uma dupla. Com certeza seria muito engraçado.


Eu confesso que já estou com uma pontinha de inveja do novo blog. Acho que vou começar a escrever críticas sem fundamento, ofensas levianas e comentários ridículos.


Uma dica aos dois? Não parem com o diálogo, não parem com as críticas, mas as fundamentem e assumam suas identidades.


Abraço do Ale (sem acento viu Gilberto) e ótima semana a todos.

10 comentários:

dono planalto piada disse...

vc poderia criar uma enquete, tipo assim...

QUEM VC AXA QUE É O DONO DO PLANALTO PIADA???

ou

QUEM É O GILBERTO????

hein...o meu blog ja ta com 1 milhão de acessos... e o teu???

Ale disse...

Hehehe...o meu está até o momento e com mais de dois anos de existência com 17143. Mas me diz uma coisa: porque o anonimato?

Anônimo disse...

Ma geente, desculpas Ale, por me meter na conversa...

Assuntos polêmicos e que nos fazem refletir, não estão na lista de favoritos do povo. Esse mesmo povo que vota nos políticos que você, DONO DO PLANALTO PIADA, critica tanto.
Há uma razão para isso, a alienação.
Piadas, e comentários diflamatórios não constroem uma sociedade, consciência e vontade sim!


Meus caros, unam suas forças, e não afastem-as...

;D

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

É por pessoas como você Luana que eu ainda acho que existe fundamento estar aqui no blog escrevendo. Não sou contra as críticas, pelo contrário, faço uso delas e acho elas extremamente necessárias, porém, acredito em críticas fundamentadas, o que está difícil de se encontrar hoje em dia em quase todos os nossos meios. Mas no mais, obrigado pelo comentário e volte sempre : )

Unknown disse...

éé, o que falta de consciência, sobra de arrogância.

Acredito que a vida particular de cada um não deve ser criticada, sim as suas atitudes quanto pessoa pública, sua atitudes perante a sociedade.. Mas, como nem todo mundo pensa da mesma maneira, veremos se isso vai alterar em alguma coisa a vida dos Planaltenses!!
Além de poder gerar um grande processo.. uaheuahuehauea

anonimato? diria esconderijo! =D

Anônimo disse...

Mas esse novo jornal hein! até um blog se criou pra ele...

Anônimo disse...

Mas esse novo jornal hein! até um blog se criou pra ele...

gisela disse...

Parabéns Ale,por mostrar para certas pessoas a verdade dos fatos com seus comentários.É assim que conseguiremos alcançar sempre nossos objetivos.
Um grande abraço.Você é show.

Gisela

Ale disse...

Obrigado pela credibilidade Gisela. Abraço.

Unknown disse...

EU ACHO QUE VOCES SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO, FICAR FAZENDO ESSES BLOGS... ESCREVER CRÍTICAS É FACIL, ANTES FOSSEM UNIR FORÇAS E INTELIGÊNCIAS QUE TEM PARA FAZER COMENTÁRIOS "TAO BEM FEITOS", PARA AJUDAR ESSE POVO QUE TANTO SOFRE.
APOSTO QUE SERIAM ELOGIADOS AO INVÉS DE ODIADOS.

IVAN.