terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A Vergonha de ser Colorado.

Só existe um motivo que justifica um número tão pequenos de colorados na comemoração de um ano da conquista do nosso maior título: vergonha.
Alguns dirão que não. Dirão que nós colorados, apenas comemoramos títulos e não datas.
Isso é mentira. Nós temos vergonha sim de sermos colorados, e isso quem sabe seja histórico. Pois o povo, historicamente, tem vergonha de ser povo e sonha em ser elite. Como historicamente, somos o clube que abriu o futebol ao povo, quem sabe, em nosso incosciente, reina um certo complexo de inferioridade. Reina ainda aquele sentimento que os irmãos Poppe sentiram ao serem barrados em 1909 no então único clube gaúcho.
Tudo bem, acredito que até ano passado, realmente, deveríamos ter vergonha de nós mesmos. Nós falávamos de nossos títulos brasileiros e gaúchos, e eles da Libertadores, Recopa e Copa Toyota. Até ano passado não tínhamos como dialogar com eles. Mas as coisas mudaram. Hoje, apenas temos uma Libertadores a menos, e temos um verdadeiro título mundial, que deixa eles nervosos só de pensarem. Porém, isso parece pouco para nós reconquistarmos o orgulho de sermos colorados.
Esse complexo de inferioridade se deve, principalmente pelos últimos 25 anos de sofrimento, em que amarguramos o Grêmio acumular além dos regionais, dois Brasileiros, duas Libertadores, uma Toyota e quatro Copas do Brasil, enquanto nós, apenas havíamos conquistado uma Copa do Brasil e alguns regionais.Eles até Segundona e semifinal contra o Caxias comemoraram. Diremos nós, que é uma vergonha comemorar tais conquistas, mas eles comemoraram, e temos ciúmes dessa falta de vergonha na cara que eles têm.
Se até 1980 tínhamos uma superioridade infinita, após 1980, o orgulho se inverteu. Mas como disse, isso novamente mudou, e é hora de reavivarmos o orgulho de ser Colorado.
É hora de retomarmos o posto de maior torcida do Rio Grande (como era até alguns anos atrás) e comemoramos todas nossas conquistas. Sejam elas pequenas, médias ou grandes.
É hora de voltarmos a ser Colorados de Coração.



14 comentários:

Anônimo disse...

è q nos gremistas lutamos com o time sofremos com o time
e nao so torcemos e comemoramos titulos grandes como mundial e libertadores... nos qualqr jogo mesmo ganhando e perdendo é uma conquista para nos
ja vcs colorados... so pensam em coisa grande.. vcs tem q honrar a camizeta
e nos GREMISTAS honramos com orgulhoooo....
pensem nisso colorados

Anônimo disse...

Não sei no que devemos pensar...acho que essa crise de identidade, de orgulho com o time, vai demorar anos para ser restabelecida. Esse orgulho gremista foi algo construído através dos últimos 20 anos.Quem sabe serão necessários mais 20 anos para nós, colorados, novamente nos orgulharmos do nosso Inter, mas para isso é necessário que duas coisas aconteçam. Que o Inter fique em alta e o Grêmio em baixa...isso é difícil, mas acredito ser a única forma das novas gerações estabelecerem esse orgulho de ser Colorado.

Anônimo disse...

hehehe


tem q rir...

Anônimo disse...

Ale eu acho que isso é relativo!
Lá em POA os colorados fizeram uma festa que parou com a cidade.Na minha opinião é que em todas as cidades do interior a torcida do inter é mto fraca , fraca , fraca mesmo quando ganhamos o gauchão fizemos mais festa que vcs quando ganharam o mundial(estou falando por Planalto) e acho q talvez um dia isso mude pro lado de vcs ja que para o nosso só tende a melhorar,depois das decepções de 2005 ano que o gremio foi rebaixado a torcida volto mais forte com seu gremismo revigorado superou todos os limites de paciencia com um clube que não vinha dando certo e agora temos muito mais orgulho ainda do nosso IMORTAL TRICOLOR!
Quando perguntou nesse mesmo blog onde estava a imortalidade é agora que talvez vc, Ale veja aonde se referimos a imortalidade!
Em nossos corações a imortalidade existe! GremiO sempre! Jamais nos matarão, Jamais te deixarei na mão!
abraço

Anônimo disse...

Ah mais uma coisa!
Somos campeões do MUNDO tanto como vcs, aliás ano que vem o mundial sera disputado de outra forma exatamente como era em 1983 e nos poderiamos fazer como vcs fazem dizer que o titulo não vale que vale menos que o de vcs, mas n temos esse sentimento de querer tirar ou desmerecer o titulo do rival não temos toda essa raiva que vcs colorados tem quanto ao gremio por te sido campeão de tudo e copeiro com és o gremio!
mas entendo vcs sei como é dificil, talvez não saiba tanto como vcs como é dificil tentar por mais da metade de suas vidas querendo se igualar ao feito do rival gremio!

Anônimo disse...

"A Vergonha de ser Colorado."
Depois desse título, fica provado que um colorado só está feliz se o Grêmio perde...
Nem mesmo a conquista de um título tão importante é motivo de festa...
Mas nas derrotas passadas que o grêmio teve (última libertadores por ex) como era grande a alegria dos torcedores colorados, que vestem as camisas de todos os clubes CONTRA O GRÊMIO, mas não conseguem vestir a camisa do próprio clube com o mesmo fervor...

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Realmente Lucas, acho que fui infeliz ao generalizar a torcida colorada.Existem colorados de paixão e alma, que você chama de imortal.
Se imortalidade é isso, então podemos dizer que a torcida gremista, conseguiu generalizar seu "sentimento imortal" por todo estado, diferente de nós colorados das pequenas cidades,que ainda reprimimos tal sentimento.O sentimento imortal existe em cada um de nós, mas parece que não conseguimos extravazá-lo.
Sobre o Mundial, admito isso ser ignorância nossa, da mesma forma que a algum tempo atrás os gremistas encerravam as conversas dizendo: "Venham falar sobre futebol com nós quando pisarem em Tóquio". Esse é o troco ignorante que estamos dando...se vc me entende...Abraço aí.

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Caro amigo Valencio, que infeliz comentário tiveste, embora entenda o que quer dizer quando diz que vestimos as várias camisas contra o Grêmio.
Vc se refere,e em sua memória guarda, a todo terror e sentimentos terríveis que, nós colorados, tínhamos diante do Grêmio, principalmente na metade dos anos 90.
Para se ter uma idéia,de 1994 a 1997, o Grêmio conquistou:duas Copas do Brasil,dois Gaúchos,um Brasileiro,uma Recopa e uma Libertadores,além de estar sempre nas decisões.Nós, por outro lado,apenas conquistamos 2 Gaúchos.
Assim ouso dizer que foi exatemente nessa época que foi nessa época que o Grêmio ultrapassou o Inter na questão torcida e se "imortalizou" como diz o Lucas, no coração de seus torcedores.
O Grêmio, empurrado de volta ao Brasileiro em 1993, consegue em 4 anos conquistar quase tudo.
Não acho em momento algum que nós comemoramos mais a derrota do Grêmio do que a vitória do Inter e se nossas maiores comemorações nos anos 90 foram fruto das derrotas gremistas, isso se deve mais ao momento histórico que vivíamos do que a um desamor pelo clube...Abraço aí e valeu pelos comentários gurizada...

Anônimo disse...

-------Não acho em momento algum que nós comemoramos mais a derrota do Grêmio do que a vitória do Inter e se nossas maiores comemorações nos anos 90 foram fruto das derrotas gremistas, isso se deve mais ao momento histórico que vivíamos do que a um desamor pelo clube...---------

Por que então tantos comparativos com o grêmio e os gremistas nesse texto?

O "momento histórico" mudou, mas o sentimento dos colorados não mudou...

Caso contrário estariam comemorando fervorosamente o aniversário do tão esperado título, o que na minha opinião deveriam fazer em dobro justamente por causa desse tempo que esperaram...

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

A questão é...não existe mudança radical de um período a outro, o que existe é um período de transição que vai depender de sucessivas vitórias,como aconteceu com o Grêmio nos anos 90...
Além do mais nossa conquista em 2006, foi ofuscada pela campanha superior do Grêmio em relação a nossa, na Libertadores de 2007.
Você poderá dizer que comemoramos mais a derrota do Grêmio para o Boca do que a Recopa, e posso até concordar contigo, embora essa comemoração venha num ato de defesa do próprio título.
Não seria terrível para o torcedor colorado ,que esperou tanto tempo para ser campeão da América e do Mundo ter de entregar a faixa a seu rival e ver o mesmo novamente disputar um título no Japão?
Vc poderá dizer que aí que justifico oq vc disse sobre torcermos contra o Grêmio, mas não. Torcemos, ou torço, em favor da mudança histórica que aconteceu quando vencemos quase tudo em 2006.
Torço por essa lenta transição de cenário que gremistas e colorados estão provando no seu dia dia...

Anônimo disse...

Pq os colorados depois que finalmente conquistaram o mundial, agora falam que o nosso em 1983 é a copa toyota? sempre fomos Campeões Mundiais porra!!!

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Caro amigo.Não somos nós que falamos isso e sim a FIFA,autoridade máxima no futebol.Eu não concordo com ela, embora ache tudo isso muito legal...hehe.

Anônimo disse...

bom comeco

Unknown disse...

Mama o piru do saci otário