terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Sapatada


Não será a ocupação do Afeganistão, nem a ocupação do Iraque que marcará o governo Bush. Muito menos ele será lembrado pela história das armas químicas e o assassinato de Saddam. Bush será lembrado pela sua agilidade, pela sua habilidade de se esquivar de sapatos.
Bendito momento em que Bush decidiu fazer essa visita surpresa ao seus "amigos iraquianos" e bendito momento que o jornalista iraquiano Muntazer al Zaidipau, decidiu arremessar seus sapatos em sua direção. Pois embora não tenha o acertado, o mundo inteiro torceu pelos sapatos voadores do iraquiano.
Aquele primeiro sapato. O que ele simbolizou? As bombas de Hiroshima e Nagasaki? A Guerra do Vietnã? O financiamento das mais diversas guerras e ditaduras pelo mundo? Quantas milhares de pessoas estavam naquele primeiro sapato querendo acertar os lábios daquele que mesmo diante de uma humilhante sapatada sorria ironicamente? Quantas pessoas queriam ver Bush ser nocauteado por um sapato? Todas eu diria, todas que fazem uso mínimo de sua inteligência. Porém Bush conseguiu se esquivar, mas, porém, apesar disso, não obstante...veio o segundo.
Sim, o segundo sapato. Naquele todos confiávamos. Bush conseguiu se esquivar do primeiro, mas do segundo não escaparia. Todos iríamos juntos com o herói jornalista iraquiano quebrar a arcada dentária de George W. Bush. Com certeza até Alá estaria no segundo sapato. Até eu mesmo, descrente diante dos deuses pensei e torci pela existência de "Alá" naquele momento. Porém...Alá como o Deus Cristão...ou não existe ou não é justo. Porque Alá não transfomou aquele sapato numa grande granada que mesmo não acertando Bush, explodiria seus miolos? Ah "Alá" você tinha que tê-lo acertado.
Bush conseguiu se esquivar também do segundo sapato, porém não se esquivou da humilhação. Ele que em momento algum deu chance ao povo iraquiano de se defender de suas bombas, conseguiu se defender dos sapatos. Ele que nunca será preso por ter assassinado milhares de pessoas, viu ser preso o jornalista que lhe arremessou seus calçados. Bush não foi alvejado fisicamente, porém fez nascer um novo herói. Bush se esquivou, mas aquela sapatada fez-lo sentir o quanto é odiado.
O mundo torceu pelo jornalista sapateiro e só vê um motivo para que ele continue preso. Deve ser preso por não ter acertado a cabeça de Bush. Somente por isso.

2 comentários:

Alle Vargas disse...

Eu, particularmente vejo que o primeiro sapato simboliza o primeiro avião a atingir as torres-gêmeas e o segundo sapato voador, o segundo avião...

Só é pena que os sapatos não foram tão certeiros qunato aqueles singelos aviões...

Anônimo disse...

Boa...hehehe...uma pena mesmo que não foram tão certeiros.Abraço aí