segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O cri-cri.

Sou cri-cri. Sim sim sou mesmo. Sou chato, questionador, cri-cri como chamam. Não sei exatamente de onde vem essa minha "cri-criragem", mas desconfio que seja de família mesmo. Meus pais desde que me reconheço por gente, ou seja, que tive consciência de mim mesmo ou consciência de estar vivo, me ensinaram que não é porque "todo mundo" pensa assim, que devo ser assim. Provavelmente foi por ter esse princípio básico da dúvida diante das certezas socialmente impostas, que comecei a duvidar do capitalismo e da política em geral. Minha "cri-criragem" me fez perceber que tudo é um grande jogo, um circo montado para que alguns poucos explorem muitos e as coisas assim funcionem "harmonicamente".
Nunca esqueço o dia em que me foi apresentado o comunismo. Confesso que voltei para casa apavorado e confuso, afinal, aquele sistema que ouvia dizer pelos becos que comia criancinhas e tirava das pessoas as suas propriedades, na verdade era uma forma tão bela de existência, que de tão bela era impossível de ser vivida por seres tão horripilantes como nós. Foi por essas pequenas certezas, que me tornei um cri-cri de carteirinha.
Ser cri-cri não é ter opinião e sim ter ideia. É ter argumentos plausíveis para defender uma causa, enfim, é gratificante.
Porém também tem seus contras. Já tive meu nome louvado por centenas de pessoas ao defender um movimento político, como também já senti na pele o preconceito por ser tão questionador, complicador, ou seja, cri-cri.
O mais interessante ainda de ser cri-cri, é o fato de estar num constante aprendizado. A "cri-criragem" me ensinou a não afirmar, logo de cara que Deus não existe, ou que a política é suja. Ela me ensinou a perguntar de que Deus se está falando e de que política se irá falar.
Enfim, embora odiado por muitos exploradores que querem que as coisas fiquem como são, ser cri-cri é maravilhoso. Ser cri-cri é como pedestre no calçamento. É ter de andar na contra-mão para não ser atropelado por aqueles que tem como objetivo de vida o atropelamento.

4 comentários:

Unknown disse...

É ISSO AÍ...ADMIRO PESSOAS ÚNICAS, INCOMPARÁVEIS, PENSO QUE TODO SER HUMANO DEVERIA DEFENDER A SUA IDEOLOGIA. NÃO AGIR SOBRE INFLUÊNCIAS, SEJAM QUAIS FOREM. ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO SEU BLOG, MAS CERTAMENTE VOLTAREI AQUI MUITAS VEZES!
SUCESSO MENINO!
ABRAÇO

Rodrigo disse...

a essas horas os pais devem estar pensando duas vezes antes de dizer:

"se o fulano pular da ponte, vc vai pular tb?"

;)

Anônimo disse...

E não esqueça primo, que por mais que falem, você, diferente dos "antis-cricris", sempre tera seus fiéis ajudantes de suas "cricriragens", que sempre apoiarão quando possível, e, novamente diferente dos "antis-cricris", não será por um interesse próprio,e sim por um bem comum(que quase ninguém vê) e por indignação a esse mundo tão assim... resumindo: assim como ele é. Então vamos a luta, criar espirito de "cricriragem" a todos em nossa volta!!

Não esqueça que seus apoiadores nunca abandonarão a causa, nunca se venderão a outros, nunca correrão do perigo nem terão medo do falatório, porque a causa é maior que isso, e nós, maior que eles!!

Anônimo disse...

Meu Deus...opa...quis dizer, minha nossa, estou emocionado...mas isso aí primo...viva a "cricriragem" : P
Vleu pelos comentários aói galera cri cri...hehehe