terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fui convencido.

Fui convencido. O David, o Coimbra lá do Zero Hora e do Pretinho Básico me convenceu. O Juremir, do Correio do Povo, já havia me dado uns toques. Meus colegas também diziam que eu deveria rever meus conceitos. Meus professores me acharam louco quando disse que tinha aversão. Até meus amigos não acreditaram em mim quando lhes contei que não tinha o hábito. Apesar disso, tanto o Juremir, como meus colegas, amigos e professores não tinham obtido êxito com seus argumentos. Porém o David conseguiu.

E conseguiu facilmente, sem muita encheção de saco. Foi simples e direto: disse que antes de ficar na frente da TV, trocando de canal durante uma hora sem assistir um programa por inteiro, preferia ler 20 páginas de um livro. É bem mais produtivo disse ele.

Não precisei de muita reflexão para concordar. Pensei no tempo que ficava trocando de canal, e corri à biblioteca retirar meu primeiro livro. Encontrei "O Estrangeiro" de Albert Camus, livro que tanto meu colega Mafissoni, como o Juremir já haviam me falado muito bem.

O pior, é que é bom mesmo. Li ele em dois dias e fiquei com gosto de quero mais. Claro que não estou lendo como o Coimbra, que diz devorar três livros quase que simultaneamente, nem como o Mafissoni, que já leu o "Ser e o Nada" do Sartre duas vezes, mas estou disponibilizando uma hora do meu dia a leitura. Já li dois livros sem muito esforço e estou na metade do terceiro, um verdadeiro recorde pra mim.

Minha ideia sobre a necessidade da leitura para o exercício da filosofia continua inabalável, mas tenho de admitir que ler nem é tão ruim assim. É legal, às vezes até meio psicodélico. Vira e mexe me vejo envolvido num mundo completamente distinto do meu, louco para ver o que vai se passar na próxima esquina descrita na próxima página.

Ler ainda não é um dos meus passatempos favoritos, mas antes de assistir a novela das seis, das sete e das oito, prefiro viajar por uma hora nas linhas de Camus, Sartre e Kafka. Paulo Coelho? Humm...não sei não, acho melhor trocar de canal. Que tal a TV ESCOLA?

2 comentários:

Edi disse...

Ale,blz?!
Que bom que gostou do livro...
é bom saber que a nossa biblioteca pública possui livros que proporcionam uma séria reflexão!
Quero ler também! Hehee...
Sucesso cara!

Alexsander de Vargas...o Ale. disse...

Oi, gostei mesmo e o aconselho :) Terminei mais um e estou passando lá retirar outro :P
Abraço e muito obrigado pelo comentário.