terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Ano do Abraço.

Vocês já ouviram falar no ano do abraço? Provavelmente não. Ele não existe oficialmente, mas foi estabelecido para que diversão e seriedade se confundam e se fundam numa coisa só. A prática é antiga. Alienar para governar, ou se preferirem: a velha política do “pão e circo”. Se dá comida e diversão para manter a alienação. Viram? Chegou até a rimar.


Festejado inconscientemente por nós desde 1994, o ano do abraço é caracterizado pelo ano em que futebol e política atingem seus ápices: o futebol com a Copa do Mundo e a política com as Eleições Presidenciais.


Inclusive temos uma curiosidade interessante em torno dessa “coincidência política futebolística”. Vejam só: em 1994, elegemos um novo presidente e ganhamos o tetra. Já em 2002, também tivemos de colocar uma cara nova no Palácio do Planalto, e fomos penta. Obrigados a eleger esse ano uma nova figurinha para ocupar a principal cadeira do Poder Executivo, não tenho dúvida alguma: seremos hexa.


Porém o que mais importa não são as conquistas no futebol, e muito menos a nova cara escolhida para administrar o país, afinal como sabemos, não interessa o vencedor, nada mudará muito em nossas vidas. Na política independente do vencedor, o PMDB continuará governando. Já no futebol, tanto faz ganhar Brasil ou Coréia do Norte, no fim nada muda, salvo para os habitantes que fazem divisa com a Argentina, que poderão "tirar pêlo" dos portenhos. No mais tudo continua igual. O que importa é que esse ano é o ano do abraço, e podem acreditar, nos abraçaremos muito.


Nos abraçaremos a cada jogo da seleção e a cada visita política; nos abraçaremos com fé toda vez que o Galvão disser: “agora vai”, e correremos para abraçar com orgulho, aquele candidato que depois de ter sumido por quatro anos reaparecerá. No ano do abraço somos patriotas e humanos. Tudo por culpa do futebol e da política.


Claro que ano que vem será mais um ano de indignação e escândalos, mas isso é só ano que vem. Esse ano é o ano do abraço, e o negócio é se abraçar. Viva a alienação e um abraço a todos .


3 comentários:

Edi disse...

TUDO É UMA ABSOLUTA VERDADE!

Ale disse...

Infelizmente é.

Michel disse...

Bem pensado, bem escrito. Parabéns Ale...que tal largar um currículo pro Pretinho ein? heheh...show de bola velho

e então...aquele Abraço hsaiuhsaodiuha